Na manhã dessa sexta-feira (09), uma operação conjunta entre o FICCO Bahia, 9ª COORPIN/Jequié, CIPE Central, COOPM e BPATAMO resultou na localização do criminoso NEILTON SANTANA DOS SANTOS (40), conhecido pelos vulgos de Willian, Coroa, Pai ou Bruxo. A operação ocorreu na localidade do Cajueiro, em Salvador. Willian é considerado o chefe da facção criminosa autodenominada BDM (Bonde do Maluco) na região de Ibirataia/BA. Com ele os policiais apreenderam duas pistolas, munições e carregador alongado. Sua atuação violenta também atingia os municípios de Gandu, Nova Ibiá, Itamari, Apuarema, Ipiaú e Ubatã. O criminoso é considerado de alta periculosidade, envolvido diretamente em 05 homicídios e ordenado diretamente diversos outros, todos com procedimentos investigativos em andamento. Possui duas condenações judiciais por homicídios na região.
O William estava evadido do Conjunto Penal de Jequié desde o ano de 2023. Quando passou a ser um dos criminosos mais procurados pelas forças policiais, principalmente pela violência. Contra ele ainda pesam dois mandados de prisão em aberto, um pela comarca de Jequié e outro pela comarca de Ibirataia. Willian era temido tanto por seus inimigos quanto por membros da própria facção, pois determinava a morte de quem fosse contra suas ordens ou lhe devia dinheiro.
Só na cidade de Ibirataia ele é investigado por dar ordens para matar, pelo menos, 5 pessoas, todos antigos aliados e rivais.No ano de 2019 ele determinou a morte de um indivíduo que estaria vendendo drogas para outro traficante na área que outrora era dominada por ele, porém, um jovem evangélico foi atingido por engano e quase morreu. Esse crime foi solucionado pela Polícia Civil de Ibirataia (veja aqui).
Em agosto de 2021 Willian determinou a morte de ANDERSON DA SILVA SANTOS, conhecido como “Anderson Dentão”, porque ele estaria aprontando demais no morro e atraindo a presença policial diariamente (veja aqui); já em dezembro de 2022, Willian determinou a morte dos irmãos RAVI CAJAIBA MOTA e MARCOS ADRIANO CAJAIBA DA CRUZ, pois eles teriam se negado a pagar uma dívida de drogas com juros (veja aqui); em setembro de 2023 um jovem de 17 anos, identificado como DEIVISON SANTANA DE JESUS, foi morto com um tiro na cabeça, após ser levado por “parceiros” para uma “conversa” com o chefe; acredita-se que a motivação teria sido porque o rapaz subtraiu uma quantidade de drogas e não teria ressarcido (veja aqui); e, por fim, em agosto de 2024 o corpo de MATHEUS JESUS SANTOS, conhecido como Matheuzinho foi encontrado com marcas de tiros às margens da BA-120. Ele foi assassinado a mando de Willian por também estar devendo favores e por dívidas de drogas (veja aqui).
Em 16 de abril de 2023 Neilton determinou que um jovem assassinasse SALATIEL PAIVA QUINTO; o rapaz foi morto numa praça pública com um tiro na cabeça à queima roupa, ao lado de diversas outras pessoas; o homicídio foi filmado por câmeras de segurança (veja aqui); posteriormente, em 06 de fevereiro de 2024, Willian manda que seus cúmplices assassinem MARCONE NERY FATEL, que era parceiro de Salatiel (veja aqui). As investigações continuam para localização de outros integrantes do grupo criminoso e comparsas nos crimes violentos praticados.