PESQUISE NO BLOG

 

sexta-feira, 8 de abril de 2011

MAIS UMA QUADRILHA DE LADRÕES DE BANCO É DESARTICULADA NA BAHIA



Ao desarticular ontem à tarde (6) uma quadrilha de assaltantes de banco, com atuação no interior do estado, e que vinha escondendo armamento pesado em Alagoinhas e em Pojuca, policiais da 2ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (2ª Coorpin) e da COE (Coordenação de Operações Especiais) impediram um assalto a uma agência bancária no município de Biritinga, planejado pelo bando para os próximos dias. Integrante do grupo, Luciano Souza da Silva, o “Branco”, líder do tráfico no Bairro da Paz, em Salvador, morreu ao trocar tiros com os policiais, bem como seu cúmplice Amilton Pinto de Oliveira (Mitchu), que chefiava o tráfico no bairro Mangalô, na periferia de Alagoinhas. Quatro comparsas de “Branco” e “Mitchu”, identificados como Antônio Augusto Soares da Anunciação (Conan), Paulo Xavier dos Santos (Paulão), Adilson Moreira dos Santos (Dicinho) e Bruno Santos Souza (Bil), além das metralhadoras, pistolas, revólveres, farta munição e da droga apreendida com o grupo foram apresentados hoje à tarde (6) à imprensa, no prédio da Polícia Civil, em Salvador, pelo delegado geral Hélio Jorge Paixão. Bil e três adolescentes já apreendidos incendiaram ontem à noite um ônibus, em Alagoinhas, e assassinaram um comerciante em represália à morte do traficante “Mitchu”. Durante a entrevista coletiva, o delegado-geral Hélio Jorge falou sobre as bases montadas em seis municípios especializadas em investigações de roubo a banco. “Continuamos com o trabalho intensivo de investigação e, uma vez identificados os criminosos, equipes da COE se deslocam para então efetuar as prisões”, explica. São seis bases instaladas nos municípios de Feira de Santana, Juazeiro, Barreiras, Itabuna, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas e Itabuna. Hélio Jorge explicou ainda que o posicionamento dessas bases é flexível, havendo a possibilidade de deslocá-las para outras regiões dependendo da necessidade. Mais de 50 policiais, que receberam treinamento específico para atuar nessas ações, estão lotados nas bases e contam com o apoio de uma equipe formada por trinta agentes da COE.
 
OPERAÇÃO
A operação comandada pelo delegado Ricardo Esteves Brito Costa, coordenador da 2ª Coorpin, foi deflagrada após a Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SI) ter informado sobre um esconderijo de armas pesadas na região de Alagoinhas. Numa casa abandonada no bairro Mangalô os policiais localizaram enterradas no quintal quatro metralhadoras municiadas, três pistolas (ponto 40, 19mm e 380), uma espingarda calibre 12, dois revólveres calibre 38, coletes balísticos, além de farta munição de calibres 45, 9mm e ponto 40. Enquanto as armas eram apreendidas pelos investigadores, três homens, ocupando um veículo Corsa, placa de Salvador, chegaram ao local. Eles tentaram fugir em direção à BR-101, mas foram perseguidos pelos policiais. Houve confronto e Luciano Souza da Silva e Amilton Pinto de Oliveira acabaram baleados, vindo a falecer no Hospital Dantas Bião. O terceiro ocupante do carro conseguiu escapar e continua sendo procurado. No bairro Barreiro, também em Alagoinhas, as equipes da 2ª Coorpin e da COE capturaram Adilson Moreira dos Santos, o “Dicinho”, surpreendido com um veículo Jetta roubado. Piloto da quadrilha de assaltantes, ele responde a processo por roubo, e segundo apurou a polícia, costumava subtrair automóveis em Salvador. No Jetta dirigido por “Dicinho” os investigadores encontraram cerca de meio quilo de maconha. A operação prosseguiu na zona rural de Pojuca, tendo os policiais encontrado numa fazenda uma submetralhadora 9 mm e cerca de R$ 5,5 mil em espécie. O local também servia de esconderijo das armas pertencentes a Luciano Souza, o “Branco”, e ficavam sob a responsabilidade de Paulo Xavier dos Santos (Paulão), preso em flagrante em companhia de Antônio Anunciação (Conan), que já havia cumprido pena em Salvador por tráfico de drogas e roubo.
 
VANDALISMO
Autuados em flagrante por formação de quadrilha e posse ilegal de arma e munição, Dicinho, Paulão e Conan estão custodiados na carceragem da 2ª Coorpin. Surpreendido com 500 gramas de maconha, Dicinho também foi autuado por tráfico de drogas. Amilton Oliveira, morto na troca de tiros, havia cumprido pena na Colônia Lafayete Coutinho por roubo. O bando, que tinha “Branco” como um dos líderes, já havia assaltado agências bancárias nas cidades de Mairi e Sátiro Dias. Ao tomarem conhecimento da morte em confronto do líder do tráfico no bairro Mangalô, quatro comparsas de Amilton Oliveira (Mitchu) – três deles adolescentes - incendiaram, por volta das 21 horas, um ônibus na localidade. Em seguida, os quatro criminosos assassinaram o comerciante Reginaldo Alves dos Santos, dono de um mercadinho na localidade. Bruno Santos Souza (Bil), um dos autores do homicídio e do incêndio criminoso, foi autuado em flagrante e também segue preso na 2ª Coorpin. Os adolescentes, todos “aviões” do tráfico, serão encaminhados ao Ministério Público.

FONTE: POLÍCIA CIVIL

Um comentário:

  1. eu queria saber de meu irmão que esta sumindo á mais de um mes

    ResponderExcluir