PESQUISE NO BLOG

 

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

OPERAÇÃO CONTRA FRAUDES E LAVAGEM DE DINHEIRO PRENDE 3 E CUMPRE 11 MANDADOS, EM SALVADOR

Operação é do Grupo de Apoio Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). do Ministério Público da Bahia (MP-BA) — Foto: Alan Oliveira/G1

Três pessoas foram presas e 11 mandados de busca e apreensão cumpridos nesta quinta-feira (10), durante uma operação que investiga fraudes identificadas em processos judiciais em trâmite no âmbito da 11ª Vara de Família, Sucessões, Órfãos, Interditos, Ausentes de Salvador. Os mandados foram cumpridos na capital baiana e em Lauro de Freitas, que fica na região metropolitana. A operação é do Grupo de Apoio Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público da Bahia (MP-BA), e foi batizada de "Inventário". Os suspeitos de formar a quadrilha são cinco advogados, um servidor público e um vendedor responsável por falsificação de documentos. Não foi divulgado, entretanto, como as fraudes eram feitas.

A partir da investigação, o MP-BA apurou indícios de lavagem de dinheiro, organização criminosa, corrupção ativa e passiva, estelionato, fraude processual, uso de documento falso e alteração de dados no sistema. Os três presos são os advogados João Carlos Santos Novaes e Marco Aurélio Fortuna Dórea, além do servidor público Carlos Alberto Almeida de Aragão. As apreensões foram feitas nas casas e escritórios de advocacia deles e de outros quatro homens – sendo três deles também advogados.

A defesa de João Carlos Novaes informou que em nenhum momento ele fabricou, alterou ou produziu documentação para tentar fraudar qualquer tipo de ação. Disse ainda que tudo foi informado à Polícia Federal que será enviado à Justiça para que a situação seja explicada. O G1 não conseguiu contato com a defesa dos outros dois presos. A operação teve apoio da Polícia Federal, da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e Departamento de Polícia Metropolitana (Depom).

FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário