PESQUISE NO BLOG

 

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

COM AJUDA DE IPIAUENSE, IRMÃOS SE REENCONTRAM APÓS 76 ANOS


Após 76 anos sem contato algum com os irmãos, Jovelino Felipe de Jesus, de 88 anos de idade, hoje morador de Angra dos Reis-RJ, enfim reencontrou os seus irmãos. Ele havia deixado o município de Ipiaú quando tinha 12 anos. Seus irmãos continuaram morando na Bahia. Anos depois também se espalharam pelo Brasil. Na tarde do dia 17 de setembro de 2021, Bruno, neto de Jovelino, decidiu tentar realizar o sonho do seu avô, em reencontrar a sua família.
Após uma rápida busca no Google sobre Ipiaú, o jovem manteve contato com a redação do GIRO através do Whatsapp e contou a história, informando o nome completo do avô e os prenomes dos irmãos. De imediato, a reportagem acionou o Policial Militar Jackson Fagundes, que já possui uma vasta experiência nessa área. Em posse das informações, Jackson iniciou as buscas naquela noite e em cerca de 40 minutos conseguiu localizar os possíveis irmãos de seu Jovelino. O primeiro a ser localizado foi Otoniel Pereira de Jesus, de 82 anos, que atualmente vive no município de Ceilândia-DF. Em seguida foram encontrados outros 04. Apenas um dos irmãos de Jovelino não está mais vivo.
Naquela noite houve alegria dos familiares pelos contatos iniciais e confirmações através de ligações via whatsapp. No dia seguinte foi realizada uma video-chamada. Keila de Cássia, neta de seu Otoniel, revelou ao GIRO que há alguns anos eles tinham tentado localizar Jovelino, inclusive com uma campanha nas redes sociais, mas sem êxito.

O reencontro presencial entre os irmãos ocorreu no último dia 26 de outubro, na cidade de Angra dos Reis, dois dias antes do aniversário de Jovelino. A data foi de dupla comemoração, com a visita de Otoniel. Em dezembro desse ano, Jovelino pretende viajar à Bahia para reencontrar outros três irmãos.

A peça-chave do reencontro
A peça-chave para esse reencontro, sem dúvida, foi o morador de Ipiaú Jackson Fagundes, policial militar lotado atualmente na Companhia Independente de Policiamento Rodoviário em Itabuna. Ele atua nesse trabalho voluntário desde 2008 e assegura que já conseguiu realizar cerca de 2 mil reencontros entre familiares. “A gente sabe que o drama do desaparecimento de pessoas no Brasil aflige milhares de famílias. Apesar de ser uma coisas que trata de um drama humano, que é o desencontro com um ente querido, isso acaba sendo recompensado quando se tem êxito em uma busca”, comentou Fagundes.

FONTE: GIRO EM IPIAÚ

Nenhum comentário:

Postar um comentário