PESQUISE NO BLOG

 

sábado, 14 de março de 2020

CINCO SÃO PRESOS DURANTE OPERAÇÃO DA PF CONTRA COMBATE AO TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS; MANDADOS FORAM CUMPRIDOS EM IPIAÚ, SALVADOR E LAURO DE FREITAS

Drogas eram escondidas em bagagens para serem levadas à Europa — Foto: Polícia Federal

Cinco pessoas foram presas e três mandados de busca e apreensão foram cumpridos entre Lauro de Freiras e Ipiaú, na Bahia, durante a operação "Olossá" da Polícia Federal, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas. De acordo com o delegado da Polícia Federal, Fábio Marques, dois mandados de prisão e dois de busca e apreensão foram cumpridos neste sábado (14). "A gente cumpriu dois mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão. E foram cumpridos na praia de Buraquinho, em um condomínio, e em uma barraca de praia em Lauro de Freitas, onde um dos alvos residia", disse. "A investigação começou em maio de 2019 e, de lá até cá, já foram realizadas mais de 10 flagrantes de 'mulas' tentando sair do país para Europa transportando cocaína escondida nas suas bagagens", disse o delegado.

Sobre as duas pessoas que foram presas na Bahia, o delegado Fábio Marques informou como ocorria o aliciamento das 'mulas'. "Essas pessoas, elas fazem parte de um núcleo de uma organização criminosa responsável por aliciar essas 'mulas'. Então, aqui na Bahia, elas aliciavam pessoas através da barraca de praia, ou em festas, pessoas que estão com alguma necessidade financeira, e aceitam se submeter a esse risco de transportar a substância ilícita para outro país", conta. “Essa fase da operação focou no núcleo de aliciamento dessas ‘mulas’. Então, agora a gente passa pela análise desse material que foi produzido ao longo de toda investigação e, hoje, na deflagração da operação, para tentar chegar aos demais núcleos para saber quem fornecia essa droga, quem era o comprador dessa droga no exterior, e também quem está acima da cadeia sucessória da organização criminosa", disse o delegado.

Fábio Marques ainda disse que as prisões que o destino das drogas era sempre um país europeu. "Sempre na Europa. A gente já pegou as 'mulas' indo para Portugal, a maioria para a Espanha, para Alemanha, Itália, e, a última delas, ia para Tailândia", contou o delegado. Uma mulher suspeita de participação no esquema foi presa no aeroporto internacional de Belém, na noite de sexta-feira (13). Ela tentava embarcar em um voo para Portugal junto com o filho de cinco anos. Também ocorreu uma prisão em Curitiba e outra no Ceará. Sobre essas duas últimas ocorrências, a polícia não deu mais detalhes. A mulher presa foi encaminhada para o Centro de Recuperação Feminino e a criança foi entregue para ficar aos cuidados da avó. O delegado Fábio Marques também falou sobre a prisão da mulher em Belém.
Operação foi deflagrada na Bahia neste sábado — Foto: Polícia Federal
“Ontem à noite [em Belém], um dos alvos da nossa operação estava realizando uma viagem para a Holanda com o filho. Estava de mudança do país, mas já tinha um mandado de prisão em aberto e, na hora do check-in, foi detectado esse mandado de prisão e foi efetuada sua prisão", concluiu. A Polícia Federal também cumpriu mandados de busca e apreensão em Ananindeua, região metropolitana de Belém.

OPERAÇÃO OLOSSÁ
A operação foi deflagrada na manhã deste sábado. De acordo com a PF, o modus operandi principal da organização era a utilização de "mulas" para transporte de cocaína para a Europa, por via aérea, escondida nas bagagens. A investigação teve início em maio de 2019, a partir de informação recebida pelo serviço de Disque Denúncia da Secretária de Segurança Pública da Bahia. Segundo a PF, a partir daí identificou-se que o chefe da organização criminosa era dono de uma barraca de praia em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, e usava o estabelecimento para aliciar pessoas – as chamadas “mulas” – para levar a droga.
Operação da PF visa desarticular quadrilha que usava 'mulas' para levar drogas à Europa — Foto: Polícia Federal
Ele também era o responsável por providenciar os passaportes, as passagens e ainda fornecia os euros para custear as despesas da viagem. Ao longo da investigação foram presas 10 pessoas tentando embarcar com cocaína em aeroportos da Bahia, Pernambuco, Ceará, São Paulo e Paraná, e mais outras três pessoas responsáveis pela entrega das malas já prontas, com a droga escondida, para as "mulas". De acordo com a PF, no total, foram apreendidos nessas ações pouco mais de 25 Kg de cocaína. Cada viagem podia render até meio milhão de reais para a quadrilha, e a "mula" recebia em torno de R$ 20 mil no caso de êxito no transporte da droga.

Grande parte das pessoas aliciadas fornecia o mesmo endereço à Polícia Federal para a confecção do passaporte, o que também chamou a atenção da polícia. Por esse motivo deu-se o nome da operação, já que o endereço falso era na Ladeira do Olossá, no bairro de Itapuã, em Salvador. Os investigados irão responder pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e falsidade ideológica, cujas penas, somadas, podem ultrapassar os 28 anos de reclusão.

FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário