PESQUISE NO BLOG

 

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

COLOMBIANOS SÃO PRESOS ACUSADOS DE ROUBAREM JOALHERIA EM SHOPPING DE SALVADOR

Dois dos colombianos que foram presos suspeitos de participação em assalto a joalheria em shopping de Salvador (Foto: Maiana Belo/G1 BA)

Três colombianos, dois homens e uma mulher, foram presos em São Paulo, suspeitos de participarem do arrombamento e furto de uma joalheria no shopping Barra, em Salvador. De acordo com a polícia, eles integram uma quadrilha internacional que atua furtando estabelecimentos. Um vídeo da ação foi registrado pelas câmeras de segurança do centro de compras e divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), na manhã desta sexta-feira (17). Os homens são irmãos e foram identificados como Paco Gustavo Ortiz Aguirre e Jefferson Ortiz Gonzales. Ambos foram apresentados pela Polícia Civil, na sede do órgão, também na manhã desta sexta-feira, em Salvador.

Cláudia Patrícia Pajar, colombiana presa em São Paulo por furto a joalheria na Bahia (Foto: Divulgação/SSP-BA)

Já a mulher, Cláudia Patrícia Barona Pajar, continua em São Paulo, mas será encaminhada para Salvador, onde ficará à disposição da Justiça. Joias também foram apreendidas, segundo informou a polícia. Entretanto, não há detalhes se todo material encontrado com a quadrilha foi as furtado na joalheria do shopping de Salvador. De acordo com a polícia, a prisão em São Paulo ocorreu na quarta-feira (15). O furto foi na terça-feira da semana passada, dia 7 de agosto, e, segundo a polícia, cinco pessoas invadiram a loja. Um homem e uma mulher ainda estão foragidos. Eles foram identificados como Yady Paola Ibanez Moreno e Jonh Andres Gonzales. Conforme apontam as investigações, a quadrilha ficou hospedada em um hotel, no bairro de Itapuã, e usou os nomes verdadeirospara fazer o cadastro. Após o roubo, o grupo deixou a capital baiana.

Presos em São Paulo, colombianos foram trazidos para Salvador nesta sexta-feira (17) (Foto: Divulgação/SSP-BA)

"Eles ficaram aqui fazendo uma varredura, avaliando os estabelecimentos que poderiam atuar e escolheram um alvo. No dia seguinte ao furto eles deixaram Salvador com destino a São Paulo. Temos informações de que nenhum objeto roubado joalheria chegou a ser repassado aqui na Bahia", disse o delegado Adailton Adan, que participou da coletiva. As investigações apontam que os presos já respondem por furto qualificado e associação ao tráfico em São Paulo, além de terem passagens por sequestro, furto e roubo na Colômbia. A polícia informou, ainda, que o marido de Cláudia Patrícia está preso na Tailândia por furto.

O delegado Delmar Bittencourt, que também participou da coletiva na manhã desta sexta-feira, disse que outros arrombamentos foram registrados nos estados do Amazonas e Paraíba, e que a quadrilha pode ter atuado nesses casos. "Vimos que a forma de ação é parecida com a que ocorreu em outros estados, então vamos passar as informações porque eles também podem ter atuado em outras cidades", disse o delegado. A Polícia Civil informou que não há previsão de extradição e que a saída dos colombianos do Brasil será avaliada com a Polícia Federal.

Ação
A joalheria que funciona dentro do Shopping Barra, em Salvador, foi arrombada e furtada momentos depois do fechamento da loja. Toda a ação foi registrada por câmeras de segurança do centro de compras. Através das imagens é possível ver quando o grupo ainda está no shopping. Dois homens se aproximam da joalheria, arrombam rapidamente a loja e junto com duas mulheres deixaram o local.

Joalheria arrombada dentro do Shopping Barra, em Salvador (Foto: Luana Almeida/G1)

"A loja fechou 21h37. Eles ficaram no shopping [que fecha as 22h], cinco pessoas. Cada um ficou em um ponto diferente, mas sempre com celular mão. Quando alguém chegava perto deles, eles se aproximavam de um corrimão e conversavam naturalmente, mas sempre acompanhando a passagem do segurança. Eles só conseguiram entrar na loja as 22h15 e saíram as 22h21. Eles ficaram seis minutos na loja", relatou o delegado Delmar Bittencourt. Um dia após o furto, um sócio da joalheria, que preferiu não se identificar, contou que foram roubadas as joias que estavam expostas na vitrine, além de outros objetos que estavam guardados em gavetas dentro da loja. Os empresários inauguraram a joalheria há cerca de três meses.

FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário