PESQUISE NO BLOG

 

quinta-feira, 18 de março de 2021

OPERAÇÃO DA PF CUMPRE MANDADOS CONTRA DESVIOS DE RECURSOS PÚBLICOS DA EDUCAÇÃO NA BAHIA

Operação da PF cumpre mandados contra desvios de recursos públicos da Educação na Bahia

Ao menos 16 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Salvador, Barreiras e São Desidério na manhã desta quinta-feira (18/3) em uma operação de repressão a fraudes em licitações e desvio de recursos públicos destinados à educação repassados pela União ao município de Barreiras, no Oeste baiano. A operação, denominada Kindergarten, foi iniciada em 2020 com base em informações apresentadas pelo Ministério Público Federal, que indicavam a constituição e a contratação fraudulenta de um consórcio formado por empresas, sem estrutura operacional, para a reforma de escolas municipais.

Conforme a PF, um acordo foi firmado pela Prefeitura de Barreiras em decorrência de adesão a uma Ata de Registro de Preços vigente em Ilhéus, no Litoral Sul. Os investigadores descobriram que, além disso, houve a contratação de outras empresas do ramo de engenharia, por meio de fraude em licitações, com indícios de superfaturamento, para a elaboração de projetos executivos, reformas e construção de escolas.

Cerca de 80 policiais federais cumprem os mandados expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Além dos municípios baianos, as medidas ocorrem também em Belo Horizonte, Contagem e Divinópolis, em Minas Gerais. Os criminosos responderão pelos crimes de fraude a licitação, falsidade ideológica, corrupção passiva, corrupção ativa, organização criminosa, crime de responsabilidade e lavagem de dinheiro.

FONTE: ARATU ON

Nenhum comentário:

Postar um comentário