PESQUISE NO BLOG

 

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

DISPUTA POR TERRAS MOTIVOU MORTE DE JOVENS INDÍGENAS NO EXTREMO SUL DA BAHIA, DIZ CACIQUE


Os dois jovens indígenas mortos a tiros, no final da tarde desta terça-feira (17), no extremo sul da Bahia, foram vítimas de disputas envolvendo a demarcação de terras que ocorre na região. Segundo o Cacique Renato Pataxó, o crime foi cometido por pistoleiros contratados por fazendeiros.

Os indígenas Pataxó Nawir Brito de Jesus, 17 anos, e Samuel Cristiano do Amor Divino, de 25, foram baleados no distrito de São João do Monte, entre os municípios de Itabela e Itamaraju, segundo a Polícia Civil. Ainda de acordo com o cacique, os jovens são membro da comunidade indígena de Barra Velha, em Porto Seguro.

O cacique ainda confirmou que esteve em uma reunião virtual, realizada nesta quarta (18), com a ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara e a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joênia Wapichana.

“A minha primeira agenda do dia será com lideranças indígenas do Extremo Sul da Bahia. Acompanharei de perto o que vem acontecendo na região e irei requisitar ação imediata do Estado”, escreveu a ministra em publicação nas redes sociais.

FONTE: CORREIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário