PESQUISE NO BLOG

 

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

JEQUIÉ: PRF APREENDE MAIS DE 1000 PÁSSAROS SILVESTRES ESCONDIDOS EM VEÍCULO

Mais de mil pássaros silvestres são resgatados amontoados em carro na BR-116 — Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 1.067 pássaros silvestres amontoados em um carro, no Km 677 da BR-116, no trecho da cidade de Jequié, sudoeste da Bahia, na noite de quinta-feira (14). Duas pessoas estavam no veículo e foram autuadas por crime ambiental. A dupla foi encontrada em uma abordagem, quando os agentes solicitaram os documentos para consulta. Durante a fiscalização, os policiais fizeram uma revista no veículo e encontraram as aves, das espécies coleira, papa-capim, trinca-ferro, canário-da-terra e pássaro preto. Elas estavam aprisionadas e amontoadas em pequenas gaiolas e também em embalagens para guardar leite, em um local escuro e sem ventilação. A PRF detalhou também que os pássaros aparentavam sinais de maus tratos e má higiene.
Mais de mil pássaros silvestres são resgatados amontoados em carro na BR-116 — Foto: Divulgação/PRF
A dupla confessou ter feito a captura das aves e disse que não possuía autorização e guia de transporte para criação. Os dois informaram ainda que lucrariam R$ 15 mil com a venda dos animais. Nove deles foram encontrados mortos. As aves saíram da cidade mineira de Montes Claros e seriam levadas para Recife, capital de Pernambuco. De acordo com a PRF, essa é a maior ocorrência de resgate de pássaros neste ano. No total, mais de três mil animais silvestres já foram resgatados este ano na Bahia.

Os animais resgatados foram encaminhados para o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e passarão por reabilitação, antes de serem soltos de volta à natureza. Os suspeitos foram levados para uma delegacia, onde assinaram um termo circunstanciado de ocorrência (TCO). Eles poderão pagar multa de até R$ 5 mil por animal, além de um ano e seis meses de prisão.

FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário