PESQUISE NO BLOG

 

terça-feira, 19 de abril de 2022

PF CUMPRE MANDADOS EM PORTUGAL, BAHIA E OUTROS ESTADOS EM OPERAÇÃO CONTRA O TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS


A Polícia Federal (PF) iniciou, nesta terça-feira (19), uma operação para prender nove pessoas, no Brasil e em Portugal, investigadas por tráfico internacional de drogas. Além das prisões preventivas, 46 mandados de busca e apreensão também são cumpridos. Dos nove mandados de prisão, sete são cumpridos na Bahia – onde a operação foi iniciada –, e os demais em São Paulo, Mato Grosso, Rondônia e Pernambuco. Outros dois mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva são cumpridos em Jundiaí, no interior de São Paulo. A PF não detalhou quantos mandados são para cada estado, nem todas as cidades onde os investigados são procurados.


Duas prisões preventivas são cumpridas em Portugal, nas cidades de Porto e Braga. cumpridos e Portugal. No Brasil, também foram decretadas medidas de apreensão, sequestro de imóveis e bloqueios de valores em contas bancárias dos investigados. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Federal de Salvador e pela Justiça portuguesa. Nas investigações, a PF contou com a colaboração da Drug Enforcement Administration (DEA), uma agência norteamericana de combate às drogas), da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da Polícia Judiciária Portuguesa e do Ministério Público Federal.

AS INVESTIGAÇÕES

As investigações começaram em fevereiro de 2021, quando meia tonelada de cocaína foi apreendida no táxi aéreo de uma empresa portuguesa, no Aeroporto Internacional de Salvador. A droga foi encontrada enquanto a aeronave era abastecida. Na ocasião, cinco pessoas foram conduzidas para Polícia Federal. Na época, no entanto, a PF e a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) não informaram se o grupo ficou preso.

Com a apreensão, a polícia conseguiu identificar a estrutura da organização criminosa, que atuava no Brasil e em Portugal. Segundo a PF, os investigados são fornecedores da cocaína, mecânicos de aviação e auxiliares, que abriam a aeronave para guardar a droga. Além disso, transportadores dos voos e doleiros eram os responsáveis pela movimentação financeira do grupo criminoso.

FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário