PESQUISE NO BLOG

 

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

SALVADOR: 14 PRESOS, ARMAS E MAIS DE 400KG DE DROGAS APREENDIDOS

Suspeitos presos pela polícia na operação Kourus e Bromélia em Salvador (Foto: Yuri Girardi/G1)

Polícia apreende 434kg de drogas na operação Kourus em Salvador (Foto: Yuri Girardi/G1)

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) apresentou na tarde desta segunda-feira (16), no auditório da instituição, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), o balanço das operações "Kourus" e "Bromélia", deflagradas simultaneamente em Salvador, na última sexta-feira (13).

A apresentação contou com a presença do Secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa, o delegado geral, Hélio Jorge Paixão, e o coronel comandante da Polícia Militar da Bahia, Alfredo Castro. As operações tinham como objetivo desarticular organizações criminosas especializadas em narcotráfico e a realização de 30 mandados de busca e apreensão (17 da operação Kourus e 13 da Bromélia), e 14 de prisão temporária.

As operações foram realizadas nas localidades de Soronha, Nova Brasília, Alto da Boa Vista, Parque das Bromélias, Parque São Cristóvão, Sussuarana e Arenoso. Durante a coletiva, a SSP-BA apresentou todo o material apreendido nas operações, cerca de 434 kg de drogas, além de armas, munições e cerca de R$ 28 mil em dinheiro. Também foram apresentados os suspeitos detidos durante a operação.

Na coletiva de imprensa, o Secretário de Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, agradeceu ao empenho das partes envolvidas em toda a operação.

"São quase 250 vidas preservadas com essas prisões. Isso resulta numa queda de 11% dos crimes na cidade. Se formos contar com o interior, são 8%. É uma melhora significativa, mas ainda há muito o que melhorar", disse o secretário. Maurício Barbosa também comentou sobre os planos da SSP-BA para 2014 e as expectativas no incentivo ao combate ao narcotráfico.

"Vamos definir o percentual para 2014, mas já batemos a meta de 2013 que era uma redução 6% nos crimes dolosos contra a vida. Lembrando que cada diminuição incide um percentual em cima de outro percentual. Então teremos que ter em conta o que podemos diminuir para também não ter uma meta inatingível, que faz desestimular o trabalho policial. Atingir as metas está atrelado a prêmios por desempenho do policial, que em alguns casos chega até a um 14º salário", disse o secretário em entrevista ao G1.

Após o balanço, a polícia informou que, a partir de agora, vai começar a trabalhar nas operações focando no período de festas de fim de ano, onde há um maior índice de assaltos a banco e saidinhas bancárias.

Operação Kourus
A operação tinha como objetivo cumprir 17 mandados de busca e apreensão e 14 de prisão temporária nas localidades de Soronha, Nova Brasília e Alto da Boa Vista. Dentre os suspeitos apresentados estavam traficantes conhecidos como Vini, de 27 anos, Muti, de 36, Braw, 22 anos, Deco, de 25, Topete, 27 anos, Xande, de 19 anos, Júnior, de 28, além de um suspeito de 56 anos que foi liberado após pagar fiança.

Foram apreendidos R$ 28.296,00 em espécie, além de 426 kg de maconha, 1.820 balinhas de droga (totalizando 3,38 kg), num total aproximado de 434 kg de drogas. Também foram apreendidas uma metralhadora calibre 9 mm, de marca italiana, três revólveres calibre 38 e 11 cartuchos intactos.

A operação contou com 35 equipes, sendo 17 do Departamento de Narcóticos (DENARC) e Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), 17 da Polícia Militar (Rondesp e Gêmeos), além de uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT), totalizando 140 policiais e servidores. Ao todo foram cumpridos sete mandados de prisão expedidos pela 2º Vara de Tóxicos.

Operação Bromélia
A operação tinha como objetivo relizar 13 mandados de busca e apreensão nos bairros de Bromélias e Parque São Cristóvão. Dentre os presos estavam dois homens, um de 30 e outro de 19 anos, um ex-policial Militar, de 53, além do traficante conhecido como Tizil, de 30 anos, apontado como chefe do tráfico de drogas no Parque São Cristóvão e suspeito de praticar assaltos a banco.

Três adolescentes foram apreendidos no Condomínio Bosque das Bromélias, em São Cristóvão, e foram encaminhados à Delegacia do Adolescente Infrator (DAI). Eles integravam a quadrilha de um outro traficante que comandava o tráfico na localidade. A operação foi conjunta entre a 1ª Delegacia de Homicídios (DH/Atlântico) com a 49ª Companhia Independetente da polícia Militar (CIPM/São Cristóvão).

FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário