PESQUISE NO BLOG

 

quarta-feira, 30 de julho de 2014

UBAITABA: CRIANÇA MORRE ENGASGADA COM O PRÓPRIO DENTE APÓS EXTRAÇÃO

Menina chegou a ser atendida no posto de saúde de Ubaitaba e foi encaminhada para o hospital de Itabuna, mas não resistiu e morreu. (Foto: Jacson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Uma menina de quatro anos morreu após engasgar com o próprio dente, extraído durante um procedimento odontógico, no município de Ubaitaba. Em contato com o G1 nesta quarta-feira (30), o coordenador de saúde bucal do município, Frederico Monteiro, informou que uma dentista da cidade estava extraindo o dente da criança, quando o mesmo escorregou do alicate e caiu na boca da menina. Com isso, ela engoliu o dente e acabou engasgando. A situação ocorreu na manhã de terça-feira (29) e o corpo da criança foi enterrado na manhã desta quarta-feira. "Todos os pacientes gostam dela [da dentista], nunca houve relato negativo por parte de quem é atendido por ela. 

Foi uma fatalidade, a criança estava um pouco agitada e aspirou o dente. A mãe estava na sala, pois não fazemos procedimentos com crianças sem a presença dos pais. As primeiras manobras foram feitas no local pois temos um Posto de Atenção Básica [PSF], mas em seguida encaminhamos ela para um hospital de Itabuna", explicou Monteiro. Segundo ele, a família da menina está inconsolável, mas não culpa a dentista, pois a mesma já tinha atendido a criança outras três vezes. O coordenador não informou quais as medidas serão tomadas sobre a atividade profissional da dentista, mas ela deve ficar afastava porque está grávida e, após saber da morte da criança, entrou em estado de choque. 

Ainda segundo o coordenador, a profissional já havia trabalhado no posto há quatro anos e estava substituindo outra dentista há dois meses. Segundo o assessor administrativo da Secretaria de Saúde do município, Augusto Menezes, o setor jurídico da secretaria ainda vai averiguar se foi um erro profissional. Em contato com a delegacia da cidade, o escrivão da unidade policial informou que até as 14h50 desta quarta-feira a família da criança não havia prestado queixa sobre a situação. 

FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário