PESQUISE NO BLOG

 

terça-feira, 13 de setembro de 2022

ITABUNA: PRF RESGATA CENTENAS DE AVES AMONTOADAS EM PORTA-MALAS DE CARRO


Polícia Rodoviária Federal (PRF) segue combatendo os crimes ambientais e na madrugada de hoje (12), policiais rodoviários federais resgataram cerca de 900 aves silvestres, durante uma fiscalização em frente a unidade operacional de Itabuna (Km 502 – BR 101). Tudo começou, após ordem de parada a um veículo Fiat/Pálio, com placas de Francisco Morato (SP). Durante a abordagem foram solicitados os documentos do condutor para uma consulta detalhada nos sistemas informatizados da PRF.

Em seguida, os policiais realizaram os procedimentos de fiscalização e após uma vistoria no porta-malas do Pálio, foram encontrados centenas de pássaros das espécies ‘popularmente’ conhecidas por papa-capim e canário-da-terra. As aves estavam aglomeradas em pequenas gaiolas. A situação degradante de aprisionamento e temperatura elevada dificultava a respiração, a mobilidade e descanso dos pássaros, além disso foi observado que a higienização era precária. Dezenas deles já estavam mortos.

Na entrevista, o motorista do automóvel assumiu a responsabilidade pelo transporte ilegal dos animais. Disse ainda que não possuía a autorização e nem a guia de transporte para criação. Informou também que saiu de Itabela e viajava com destino a cidade de Jequié, onde pretendia comercializar os pássaros. As aves estavam muito debilitadas e ficaram sob os cuidados do órgão ambiental CETAS de Cruz das Almas. Quando estiverem aptas, serão devolvidas ao seu habitat natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário