PESQUISE NO BLOG

 

quinta-feira, 30 de março de 2023

EM PROTESTO A REINTEGRAÇÃO DE POSSE, INTEGRANTES DO MST BLOQUEIAM NOVAMENTE TRECHO DA BA-250 ENTRE MARACÁS E LAJEDO DO TABOCAL


Um grupo de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) bloquearam um trecho da BA-250, entre as cidades de Maracás e Lajedo do Tabocal, no sudoeste da Bahia, nesta quinta-feira (30). Os manifestantes protestam contra reintegrações de posse determinadas pela Justiça na região.

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a interdição começou por volta das 13h e equipes foram enviadas ao local para negociar com os integrantes. A via foi liberada no final da tarde e os motoristas de carros conseguiram desviar do bloqueio através de uma estrada vicinal. Ainda de acordo com a PRE, é a segunda vez que os manifestantes bloqueiam o trecho nesta semana. Na quarta-feira (29) a estrada ficou interditada por cerca de 6h e causou congestionamento de caminhões.

As reintegrações de posse foram estabelecidas em duas fazendas, antes ocupadas pelo MST, pertencentes à Companhia de Ferro Ligas da Bahia. Os manifestantes informaram que vão continuar com os protestos até o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) agendar uma reunião com a companhia.

Por meio de nota, o Incra na Bahia disse que reconhece as famílias manifestantes como público potencial a ser atendido pelo programa nacional de reforma agrária, mas desde que atendam os pré-requisitos legais. Informou ainda que está em contato com as partes para instalar uma mesa de negociação.

A Companhia de Ferro Ligas da Bahia disse que sempre esteve aberta ao diálogo com o movimento dos trabalhadores rurais sem terra e informou ainda que vem atuando para fazer cumprir a desocupação das propriedades de forma pacífica e ordeira.

FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário