PESQUISE NO BLOG

 

quinta-feira, 5 de maio de 2022

EX-PREFEITO DE IBITITÁ É PRESO EM OPERAÇÃO DA PF CONTRA FRAUDES EM LICITAÇÕES NA EDUCAÇÃO E SAÚDE


O ex-prefeito de cidade de Ibititá, na região da Chapada Diamantina, foi preso durante uma operação da Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira (5). A ação investiga fraudes em licitações na Educação e Saúde. Nas redes Sociais, Cafu Barreto publicou uma nota comentando o assunto, e disse que a prisão aconteceu após policiais federais encontrarem uma espingarda na casa dele. Cafu, que é pré-candidato a deputado estadual pelo PSD, não informou se a arma é regular, nem se tem posse ou porte para o equipamento.

Outras duas pessoas também foram presas por mandados de prisão temporária, e duas são consideradas foragidas. A PF também cumpriu 31 mandados de busca e apreensão em Salvador e outras seis cidades do interior da Bahia, incluindo a própria Ibititá.

Fraudes em licitações
De acordo com a PF, a Operação Rochedo investiga denúncias de licitação fraudulentas entre os anos de 2013 a 2020. Duas pessoas foram afastadas de cargos públicos, mas a Polícia Federal ainda não detalhou quem são esses servidores, nem a participação deles no crime. Essas investigações apontam que houve um esquema de lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos federais repassados, em Ibititá. Além dos dois servidores públicos, também estão envolvidos com o crime empresários, um advogado, contadores e “laranjas" – que são pessoas usadas nos esquemas para ocultar bens ilícitos.

Segundo a PF, a organização criminosa desviou mais de R$ 7 milhões de recursos públicos do Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Também foram desviadas verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e de recursos destinados ao combate da pandemia de Covid-19.

Além das licitações fraudulentas, a polícia também afirma que houve superfaturamento de contratos, com extensão para lavagem de dinheiro. Só no período de 2013 a 2016, uma única empresa de construção civil firmou 15 contratos superfaturados com a prefeitura de Ibititá, no valor de R$ 11 milhões. Depois disso, essa empresa repassou parte significativa dos valores para empresas constituídas em nome de “laranjas” do ex-prefeito. Três empresas do mesmo grupo familiar dele também foram contratadas irregularmente.

Esse dinheiro era usado para injetar capital em empresas de fachada controladas pelo ex-prefeito, pagar as despesas pessoais dele e comprando veículos e imóveis para “laranjas” vinculados a ele. Em sua publicação na internet, Cafu Barreto não comentou as acusações da PF. (LEIA MAIS)

FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário